O Concurso Curta Ecofalante é um estímulo à produção audiovisual brasileira, incentivando aqueles que estão no início de suas carreiras. Apresentamos uma seleção criteriosa de filmes universitários, de alunos de escolas técnicas e de cursos livres de cinema. Os filmes concorrem a Melhor Curta Ecofalante – com prêmio de R$ 4.000,00 – e Melhor Filme pelo Público.

5. Concurso Curta Ecofalante

Um Estímulo a Jovens Realizadores

A partir da 9ª edição da Mostra, o critério estabelecido para a inscrição dos filmes no Concurso Curta foi ampliado para abarcar temáticas que dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU na Agenda 2030. Criada em 2015, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um plano de ação para os próximos 15 anos com objetivos que visam ao desenvolvimento sustentável do planeta – são 17 ODS, que abrangem temas como erradicação da pobreza, combate às mudanças climáticas e redução de desigualdades. Em sua 11ª edição, o festival selecionou 15 filmes para o Concurso Curta Ecofalante.

Filmes

Júri

Claudia Mesquita

Claudia Mesquita é professora do curso de graduação e do programa de pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, onde integra os grupos de pesquisa Poéticas da Experiência e Poéticas Femininas, Políticas Feministas. Pesquisadora do cinema brasileiro, com mestrado e doutorado na ECA-USP, e pós-doutorado na UFC. Em seus artigos recentes, tem trabalhado articulações entre elaborações fílmicas e históricas. Publicou, com Consuelo Lins, o livro "Filmar o real - sobre o documentário brasileiro contemporâneo" (Editora Jorge Zahar, 2008), e organizou, com Maria Campaña Ramia, "El otro cine de Eduardo Coutinho" (Cinememoria e Edoc, 2012), publicado no Equador.

Gabriel Martins

Nascido em Belo Horizonte e radicado na periferia de Contagem, graduou-se na Escola Livre de Cinema/BH e em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Vídeo, em 2010, no Centro Universitário UNA. É sócio fundador da produtora Filmes de Plástico, junto a André Novais Oliveira, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia. Dentre os seus principais trabalhos como diretor estão os curtas Rapsódia para o Homem Negro, NADA e os longas-metragem No Coração do Mundo (codirigido por Maurilio Martins) e Marte Um.

Joyce Cursino

Joyce Cursino é jornalista e cineasta preta, periférica da Amazônia. Ela fundou e atua como diretora executiva da Negritar Filmes e Produções, que é uma produtora audiovisual composta 100% por pessoas pretas. A paraense também idealizou e coordena o Telas em Movimento, projeto de democratização do acesso ao cinema nas periferias e comunidades tradicionais da Amazônia. É também Coordenadora da Rede Cidadã InfoAmazônia, rede de jornalistas socioambientais da Amazônia Legal.