A Competição Latino-Americana abriga títulos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba e México, em um total de 35 obras. Os filmes concorrem a "Melhor Longa-Metragem Pelo Júri" - com prêmio de R$ 15.000,00; "Melhor Curta-Metragem Pelo Júri" - com prêmio de R$ 5.000,00, e "Melhor Filme Pelo Público".

Competição Longa-Metragem

de Saulo Rosa, produtor

Após dois anos de pandemia, a Mostra Ecofalante de Cinema realiza sua primeira edição híbrida. Assim, ela volta gradualmente ao seu formato original, ocupando as salas de cinema da cidade a fim de promover o encontro, a reflexão e o debate. Para os espectadores de todo o país que se habituaram, nos últimos dois anos, a acompanhar a programação do festival diretamente de seus territórios e para aqueles que ainda preferem o cinema em casa, preparamos uma seleção especial de filmes online. A Competição Latino-Americana, no entanto, faz parte das sessões que terão apenas exibições físicas, marcando assim o retorno do festival ao modo presencial.

Leia o texto na íntegra sobre os filmes dessa temática!

Filmes

Júri

Amaranta César

Professora associada de Cinema e Audiovisual na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi professora de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), entre 2009 e 2022. Foi curadora e organizadora da Mostra 50 Anos de Cinema da África Francófona (Ano da França no Brasil, 2009). Idealizou e coordenou o Cachoeiradoc - Festival de Documentários de Cachoeira (BA), entre 2010 e 2021. Coordenou o Grupo de Estudos e Práticas em Documentário (2009-2021). Integrou a equipe de curadoria do Festival de Cinema Brasileiro de Brasília (2013, 2017, 2018). Tem participado de inúmeros festivais como programadora, júri, conferencista. Tem apresentado trabalhos e publicado artigos com enfoque em cinemas contra-hegemônicos, documentário, cinemas indígenas, africanos e da diáspora, cinema brasileiro, curadoria e programação em cinema.

Ceci Alves

Ceci Alves é uma cineasta negra, que imprime em seu trabalho uma narratividade musical, lidando com questões de militância e protagonismo dos excluídos de uma forma afetiva e política. Tem larga experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Cinema, e é reconhecida documentarista e curta-metragista, com premiações no Brasil e exterior. Doutoranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, é roteirista e montadora formada pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de los Baños, La Habana, Cuba. Ceci também tem Master 2 em Direção pela École Supérieure d'Audio-Visuel, unidade da Université de Toulouse, Le Mirail, França. É professora de Jornalismo, Cinema e Política Cultural, além de ser curadora e júri de diversos festivais e mostras nacionais e internacionais. Atualmente, desenvolve projetos para a HBO Max pelas produtoras Paranoïd BR e Floresta.

Tetê Mattos

Niteroiense, é doutora em Comunicação (UERJ/2018) e professora do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense, desde 1998. Documentarista, dirigiu os dos curtas-metragens premiados Era Araribóia um Astronauta? (RJ, 27min, 16mm, 1998), A Maldita (RJ, 20min, 35mm, 2007), Fantasias de Papel (RJ, 15min, DCP, 2015) , e o longa-metragem A Maldita (RJ, 80min, DCP, 2019), exibido no Canal Brasil. Entre 2002 e 2013 dirigiu o Araribóia Cine – Festival de Niterói. Exerce atividades de curadoria, consultoria e júri em mostras e festivais audiovisuais. Publica artigos em revistas e livros especializados em cinema com foco em festivais de cinema e cinema documentário. Atualmente, integra o grupo de pesquisa “Festivais de cinema e audiovisual – histórias, políticas e práticas”.