Trabalho

Plataformização: O Futuro do Trabalho?

AVISO: a gravação do debate presencial, que aconteceu 4 de agosto, está em um formato híbrido (parte áudio / parte gravação no celular)

“Os filmes deste ano nos trazem, por diferentes perspectivas, a violência do mundo do trabalho, mas também os sentidos, estratégias e esperanças que são traçados cotidianamente e que colocam tudo em movimento, mas, ao mesmo tempo, são dolorosamente extirpados.” Como o diz a socióloga Ludmila Costhek Abílio, que assina o texto da programação temática de Trabalho, a seleção deste ano trata de diferentes graus e manifestações de opressão no mundo do trabalho e os desafios dos trabalhadores para se proteger desse controle.

O filme canadense The Gig Is Up: O Mundo É Uma Plataforma discute o fenômeno da plataformização de parte do mercado de trabalho e suas ramificações para a economia mundial. O filme será exibido antes do debate “Plataformização: O Futuro do Trabalho?”, às 18h20. 

O longa será exibido junto ao curta sueco Jobs for All!

O Debate irá acontecer no Reserva Cultural, no dia 4 de agosto, quinta-feira, às 20h00.

Para saber mais sobre a programação, baixe o folder interativo aqui (PRESENCIAL) e aqui (ONLINE).


Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:

Aline Os (Debatedora)

Aline Os é cicloentregadora, cicloativista, cicloviajante, mulher preta, fotógrafa, professora universitária, com graduação em Artes Plásticas e Mestrado em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo, voluntária da Oficina Comunitária Mão na Roda e fundadora dos projetos Selim Cultural e Señoritas Courier. Tem pesquisado sobre cooperativismo de plataforma e participado de palestras e debates sobre o tema, além de contribuir para pesquisas de Universidades como UniSinos, FGV, USP, UFC, UnB, entre outras.

Rafael Grohmann (Debatedor)

Professor de comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Coordenador do Laboratório de Pesquisa DigiLabour e do Observatório do Cooperativismo de Plataforma. Coordenador do Fairwork no Brasil. Membro do corpo editorial das revistas Big Data & Society e Work, Employment and Society. Organizador do livro Os Laboratórios do Trabalho Digital (Boitempo, 2021). Doutor em comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). A partir de setembro, será professor de estudos críticos de plataformas e dadas da Universidade de Toronto.

Tatiana Dias (Mediadora)

Tatiana Dias é jornalista há mais de uma década em São Paulo, principalmente nas áreas de tecnologia e direitos digitais, direitos humanos, ciência e comportamento. Já trabalhou no Estadão, Galileu, HuffPost e Nexo, além de ter dado aula de jornalismo para alunos das periferias de São Paulo.

Renan Kalil (Debatedor)

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Procurador do Trabalho. Vice-Coordenador Nacional da CONAFRET (Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho).