Emergência Climática

Como Falar de Colapso Ambiental

Este ano, os filmes do eixo Emergência Climática nos falam de ciência, mas também de conhecimento tradicional. Nos falam de lugares no mundo que já vivem, de certa maneira, o colapso ambiental. Escassez de água, transformações de paisagens, desparecimento de modos de vida, derretimento acelerado dos polos. A questão que fica: o que fazemos com essa informação?

Esta é a pergunta central do filme francês Uma Vez Que Você Sabe, que vai estrear 7/08 no Reserva Cultural, às 15h00; vai ter uma segunda exibição na quinta-feira, 11 de agosto, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), às 15h00, e de forma online, a partir das 19h00 de sexta-feira, 12 de agosto (para conferir as datas, visite a página do filme no link do título acima e desça a página até a programação).

Na quinta-feira, 11 de agosto, às 19h00, nossos convidados debaterão ao vivo sobre "Como Falar de Colapso Ambiental" em evento virtual.

Já é possível ativar o lembrete da live do debate aqui (YouTube).

Para saber mais sobre a programação, baixe o folder interativo aqui (PRESENCIAL) e aqui (ONLINE).

Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:
Claudio Angelo (Debatedor)

Jornalista. É coordenador de Comunicação do Observatório do Clima e autor de "A Espiral da Morte – como a humanidade alterou a máquina do clima" (Companhia das Letras, 2016). Foi editor de Ciência da Folha de São Paulo e colaborou em publicações como Nature, Scientific American e Época.

Daniela Chiaretti (Mediadora)

Daniela Chiaretti é repórter especial de Ambiente do Valor Econômico desde 2005 e tem feito a cobertura das grandes conferências ambientais das Nações Unidas. Foi editora-chefe da revista "Marie Claire" e trabalhou na "Gazeta Mercantil", "Folha de S. Paulo", "Veja" e "UOL". Ganhou o Prêmio Esso de Informação Científica, Tecnológica e Ambiental em 2011 com reportagem feita em viagem ao Ártico, em julho de 2010. Em 2019, o governo francês lhe concedeu o título de "Chevalier" da Ordem Nacional do Mérito.

Luiz Marques (Debatedor)

Luiz Marques é professor colaborador do Departamento de História do IFCH/Unicamp e professor sênior da Ilum Escola de Ciência, do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM). É autor de livros e ensaios sobre história da arte e sobre as crises socioambientais contemporâneas. Pela editora da Unicamp, publicou Giorgio Vasari, Vida de Michelangelo (1568), 2011 e Capitalismo e Colapso ambiental, 2015, 3a edição, 2018.

Luciana Gatti (Debatedora)

Química, cientista do INPE, da área de Mudanças Climáticas, coordena o Laboratório de Gases de Efeito Estufa. Há 20 anos estuda o papel da Amazônia no balanço global de gases de efeito estufa e as mudanças nestes balanços devido ao desmatamento e às mudanças climáticas.

Naira Santa Rita Wayand de Almeida (Debatedora)

Naira tem 24 anos, é filha da Ana e mãe do Cainã. Atualmente é articuladora estratégica do Instituto Perifa Sustentável. Gestora ambiental de formação, tem se destacado em ajudar organizações a alcançar êxito na expansão de suas iniciativas ESG e desenvolvimento sustentável. Deslocada ambiental, é uma sobrevivente da crise climática que atingiu Petrópolis em fevereiro de 2022.  Fala sobre temas como racismo ambiental, mudanças climáticas, direitos humanos, comunicação disruptiva e desenvolvimento sustentável.