Economia

Os Limites e o Sentido do Crescimento Econômico

A temática Economia, presente desde a segunda edição da Mostra Ecofalante de Cinema, é um assunto que está por trás de boa parte das narrativas dos filmes socioambientais que selecionamos a cada ano. Às vezes, observamos cadeias de produção; em outras instâncias, ficamos com os arranjos e desarranjos que o sistema econômico global impõe em boa parte das sociedades, com maior ou menor grau, como constata Ladislau Dowbor em seu texto sobre o programa Economia.

Este ano, a seleção trouxe relatos de diversos pontos do globo que se ressentem da prolongada crise econômica, dos excessos e deformações da lógica capitalista, como é o caso do filme A Rota do Mármore, do diretor chinês Sean Wang. O filme que vai servir de ponto de partida para o debate "Os Limites e o Sentido do Crescimento Econômico" vai ser exibido no mesmo dia do debate, 9 de agosto, às 18h20 no Reserva Cultural.

O Debate irá acontecer no Reserva Cultural, na terça-feira, 9 de agosto, às 20h00.

Para saber mais sobre a programação, baixe o folder interativo aqui (PRESENCIAL) e aqui (ONLINE).

Para a discussão, além do público presente, contaremos com os seguintes convidados:
Juliane Furno (Mediadora)

Juliane Furno é mestre e doutora em desenvolvimento econômico na Unicamp e economista chefe do Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE).

Marco Antonio Rocha (Debatedor)

É economista pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e possui mestrado e doutorado em Economia pela UNICAMP. Atualmente é professor do Instituto de Economia da UNICAMP, foi coordenador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia do IE/UNICAMP, onde permanece como pesquisador, e também é membro do Centro de Conjuntura e Política Econômica (Cecon-IE/UNICAMP).

Sérgio Amaral (Debatedor)

O Embaixador Sergio Amaral nasceu em São Paulo, formou-se em Direito pela USP e concluiu a pós graduação em Ciência Política (DESS) pela Universidade de Paris-Sorbonne. Foi embaixador em Londres, Paris e Washington. Foi também Professor Assistente de Relações Internacionais na Universidade de Brasília. Ao longo de sua carreira, foi negociador da dívida externa brasileira e ocupou altos postos na administração pública, entre os quais o de Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Secretario de Comunicação e Porta-Voz do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi também Ministro da Indústria e do Comércio Exterior e Presidente dos Conselhos da CAMEX e do BNDES. No setor privado, presidiu o Conselho Empresarial Brasil-China e integrou o Conselho da WWF Brasil, assim como das empresas francesas Total, Plastic Omnium e de várias empresas brasileiras, como a AES Eletropaulo e AES Tietê. Hoje está associado ao escritório Felsberg e Advogados, é membro do Conselho Estratégico da FIESP e preside a SSA Consultoria Internacional.

Ladislau Dowbor (Debatedor)

Ladislau Dowbor é economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”. Autor e co-autor de cerca de 40 livros, toda sua produção intelectual está disponível online na página dowbor.org.