Debates Debates

São Paulo

Campo Countryside


"Agricultura Familiar"


Julie Schroell

(diretora de Lamento dos Camponeses)
Julie Schroell é uma diretora Luxemburguesa que vive e trabalha em Berlim. Graduou-se em História Contemporânea e Estudos Cinematográficos na Université Libre in Brussels em 2007, quando dirigiu seu primeiro documentário longa "E stoarkt Steck Minett' - 100 years of Jeunesse Esch Football Club". O filme ganhou o prêmio de melhor fotografia  no Mémorimages Filmfestival Reus/Spain em 2008.
Em 2008 Julie retorna a Luxemburgo para filmar o fascinante e indocumentado mundo camponês de Luxemburgo, que se tornou o documentário "Lamentos dos Camponeses". O filme teve o maior público de 2011 em Luxemburgo. Também dirigiu video-clips e instalações audiovisuais. Desde 2012, trabalha como video-artista para teatros em Berlim e Luxemburgo.


Representante do MST - Michel Navarro

Oficialmente fundado em 1984, o Movimento dos Trabalhadores sem Terra, um dos maiores movimentos sociais do mundo, luta pela terra, pela Reforma Agrária e por uma sociedade mais justa e fraterna. Organizado em 23 estados  e no DF, envolve cerca de 500 mil famílias.


Luiz Carlos Beduschi Filho

Luiz Carlos Beduschi Filho é professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) da USP. Foi Coordenador do Curso de Graduação em Gestão Ambiental da EACH/USP.
Também é líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Gestão Ambiental (PLANGEA/EACH), membro do Grupo de Pesquisa em Governança Ambiental (PROCAM/USP) e Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. Suas principais linhas de pesquisa são: o Desenvolvimento Territorial Rural e Segurança Alimentar;  Sociologia Econômica: sociedade, mercados e meio ambiente; e Gestão Compartilhada de Recursos Naturais. 
É Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre e Doutor em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (PROCAM/USP).
Foi também consultor internacional do Escritório Regional para América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), coordenando projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável de territórios rurais. Participou como Especialista em Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar em Missões Internacionais de Cooperação Técnica promovidas pela FAO em países como Guatemala, Costa Rica, Equador, Perú, Paraguai, Chile e Moçambique.