INSCRIÇÕES PRORROGADAS!

A Mostra recebe inscrições de curtas-metragens de estudantes até 15 de janeiro de 2024. *Prorrogadas até 18 de fevereiro de 2024

Serão aceitos filmes brasileiros, realizados por alunos de ensino superior, cursos técnicos, cursos livres de cinema ou ensino médio. Os filmes devem abordar temas sociais e/ou ambientais que dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030, tais como: água, energia, emergência climática, consumo, trabalho, povos tradicionais, questões étnico-raciais, questões de gênero, direitos LGBT+, desigualdade social, ativismo, políticas públicas, cidade, mobilidade, habitação, alimentação, resíduos sólidos, contaminação, poluição, saúde, economia, globalização, vida selvagem, sustentabilidade, entre outros.

A Mostra Ecofalante de Cinema é um evento anual que contribui para a difusão de importantes e premiadas obras cinematográficas raras ao público brasileiro. Através de filmes e debates, a Mostra amplia e enriquece discussões ambientais que envolvem a totalidade de nossa sociedade.

A 13ª Mostra Ecofalante de Cinema é gratuita e será realizada em São Paulo em junho de 2024.

Os filmes selecionados para o Concurso Curta Ecofalante concorrerão a:

Melhor Curta Ecofalante - com prêmio de R$ 4.000,00; e

Melhor Filme pelo Público.

Além do Concurso Curta, a programação conta com o Panorama Internacional Contemporâneo, que apresenta os mais novos filmes dos principais festivais de cinema e documentário do mundo; a Competição Latino-Americana, que premia os melhores filmes socioambientais latino-americanos; a Competição Territórios Brasileiros, que reúne produções brasileiras abordando diferentes visões e aspectos do país; o Panorama Histórico, com filmes clássicos de diretores renomados que nos oferecem um outro olhar para a questão ambiental; a Homenagem a uma figura de relevância histórica para a causa socioambiental; e o Programa Ecofalante Universidades, que leva filmes e debates para dentro do ambiente de ensino.

Durante o evento, a Mostra promove Debates que partem dos filmes exibidos e contam com a participação de especialistas, pesquisadores, críticos e convidados especiais.

O festival é organizado pela Ecofalante, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a educação para o desenvolvimento sustentável.
Passo a
passo

1. Leia o regulamento

2. Tenha "em mãos”:

- o link do seu filme

- o documento comprovando o vínculo com uma instituição de ensino referente ao período de realização do filme (comprovante de matrícula ou histórico escolar do diretor, do produtor executivo ou uma carta da instituição de ensino)

3. Preencha a ficha de inscrição

4. Clique em enviar

Pronto! Sua inscrição estará completa e em breve você receberá uma notificação por e-mail de que recebemos seu filme.


Leia o regulamento

INSCRIÇÃO

A 13ª Mostra Ecofalante de Cinema abre inscrições para curtas-metragens brasileiros realizados por estudantes de ensino superior, cursos técnicos, cursos livres de cinema ou ensino médio, de 21 de novembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024.  *Prorrogadas até 18 de fevereiro de 2024

Serão aceitas obras finalizadas a partir de 2022, sem restrições quanto a gênero e com duração de até 30 minutos, nos seguintes suportes de finalização: H264 ou ProRes 422 (HQ). Os filmes devem abordar temas sociais e/ou ambientais que dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na Agenda 2030, tais como: água, energia, emergência climática, consumo, trabalho, povos tradicionais, questões étnico-raciais, questões de gênero, direitos LGBT+, desigualdade social, ativismo, políticas públicas, cidade, mobilidade, habitação, alimentação, resíduos sólidos, contaminação, poluição, saúde, economia, globalização, vida selvagem, sustentabilidade, entre outros.

Para se inscrever, o detentor dos direitos autorais do filme deverá enviar à organização da Mostra, através do site, a ficha de inscrição com link seguro do filme (hospedado no Vimeo com senha ou no Youtube em modo não listado), além de um documento comprovando o vínculo com uma instituição de ensino no período de realização do filme (comprovante de matrícula ou histórico escolar do diretor, do produtor executivo ou uma carta da instituição de ensino).

A inscrição da obra audiovisual na 13ª Mostra Ecofalante de Cinema implica a aceitação dos termos deste regulamento pelos responsáveis pelas obras.

AUTORIZAÇÕES

A inscrição no Concurso Curta Ecofalante implica:

- Na autorização, caso o filme seja selecionado, da veiculação, para fins exclusivos de divulgação do evento, de trailer, trechos de até um minuto e imagens still da obra.

- Na autorização, caso o filme seja selecionado, à exibição gratuita do filme na Mostra.

As seguintes autorizações são opcionais e devem ser indicadas no formulário de inscrição:

- Participação em itinerâncias pelo período de um ano após a Mostra (de julho de 2024 a maio de 2025)

- Participação em atividades educativas do Programa Ecofalante Universidades pelo período de um ano após a Mostra (de julho de 2024 a maio de 2025)

SELEÇÃO

Todos os filmes que completarem a inscrição no festival serão analisados pela comissão de seleção da mostra. Os critérios de seleção terão como base as qualidades artísticas, técnicas e a relevância temática da obra. A escolha da comissão de seleção é soberana, não cabendo recurso.

A Seleção Oficial do Concurso Curta Ecofalante será divulgada no site do festival e os responsáveis pelas inscrições serão notificados via e-mail.

PRÊMIOS

Os filmes selecionados concorrem as seguintes categorias:

Melhor Curta Ecofalante - com prêmio de R$ 4.000,00; e

Melhor Filme pelo Público.

A escolha do Júri e do público é soberana, não cabendo recurso.

DOS SELECIONADOS

Os responsáveis pela inscrição dos filmes selecionados serão notificados e receberão um e-mail do festival com esclarecimentos sobre material a ser enviado, assim como prazo para envio do material a ser exibido.

Os custos de envio correrão por conta do responsável pelo filme, estando o festival isento de arcar com quaisquer custos daí decorrentes.

OBS: Todos os filmes serão exibidos no formato H264.

MAIS INFORMAÇÕES

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail  contato@ecofalante.org.br